Modelo OSI
- macedinho02
- 3 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
O que é Modelo OSI?
O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha como principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end. É uma arquitectura que se pode dividir em 7 camadas para poder obter camadas de abstracção.
Vantagens
Redução da complexidade de concepção, desenvolvimento e manutenção Possibilidade de desenvolvimentos independentes das várias camadas, o que pressupõe a definição das interfaces entre camadas (e os serviços associados) Flexibilidade de implementação, visto ser possível escolher as tecnologias e os algoritmos de controlo mais adequados a cada função ou grupo de funções Possibilidade de introduzir alterações numa camada, para explorar novas tecnologias entretanto disponíveis ou algoritmos de controlo mais eficientes Possibilidade de suportar diferentes aplicações com base num número reduzido de interfaces (serviços) comuns Concepção e análise de sistemas complexos com diferentes graus de abstracção .
Quais as camadas e sua finalidade
1 - Camada Física - É o próprio suporte de transmissão: um fio de cobre, uma fibra óptica, ondas de rádio, etc. 2 - Camada de Enlace ou Ligação de Dados - Responsável pela codificação dos dados para que eles sejam transportáveis pela camada física. 3 - Camada de Rede - Responsável pelo transporte, endereçamento e roteamento dos pacotes. 4 - Camada de Transporte - Responsável pela ligação total. 5 - Camada de Sessão - Responsável pelo estabelecimento e manutenção das sessões. 6 - Camada de Apresentação - Ela é responsável pela representação dos dados (para que seja independente do tipo de CPU ou do sistema operacional, por exemplo). 7 - Camada de Aplicação - Browser, software de e-mail, FTP.

Comments